Tutorial de otimização para empresas no Google+

Paulo Vitor Nascimento

Mais artigos do Autor

Nesta publicação você vai conhecer as melhores práticas para a sua marca, o que é e como usar a ferramenta, além de 6 Dicas Importantes de como sua marca deve se posicionar adequadamente em uma das Redes Sociais mais acessadas do mundo.
O Google Plus permite que perfis de usuários e marcas criem oportunidades incríveis para aumentar sua visibilidade em toda a rede de sites do Google. Ao otimizar o seu perfil, você se colocará em uma posição melhor para ser descoberto por seu público-alvo, mesmo se eles não estiverem usando o Google+ para redes sociais.

As postagens do Google Plus são indexadas na pesquisa, assim como o seu perfil e as Empresas que possuem uma página no Google Plus alcançam um índice elevado no Ranking de Pesquisa Orgânico do próprio Google, gerando oportunidades para autores criadores de conteúdo. Para ser mais claro, outras redes sociais permitem que as pessoas sejam encontradas dentro dessa mesma rede… Já no Google+, toda a Internet pode encontrá-lo através do Google!

Veja mais sobre estes conceitos a seguir:

A História do Fim do Orkut e Início do G+

O orkut foi muito popular no Brasil porém perdeu muitos acessos devido a falhas de segurança e uma explosão de contas falsas (Fakes), enquanto na mesma época outras redes sociais como o Facebook e Twitter cresciam cada vez mais. Logo após o Google anunciar a extinção do Orkut em 2011, surgiu o G+ e no início era apenas para convidados. Os usuários existentes receberam 150 convites para convidar alguns de seus amigos, porém logo em seguida o Google+ foi aberto a todos.

Neste contexto surgiu o Google+ (abreviado para G+ e conhecido como Google Plus), uma rede social integrada aos serviços e contas do Google como Fotos, PlayStore, Youtube e GMail, apresentou novidades com os Círculos (grupos de amigos), Sparks (sugestões de conteúdo), Hangouts (chat individual ou em grupo por texto ou vídeo) e Hangouts On Air (transmissões ao vivo via YouTube. Ainda em período de testes fechados, alcançou 10 milhões de usuários e atualmente o Google+ tem mais de 350 milhões de usuários.

Recomendações do você pode fazer para garantir o crescimento da sua empresa no Google+:

O Google lançou o Google+ Pages (+Páginas), esta é a maneira correta da sua empresa se posicionar dentro da rede, esta funcionalidade permite que as empresas se conectem com os fãs de uma maneira similar às páginas do Facebook. As páginas podem ser criadas a partir de um e-mail pessoal e diversas pessoas podem ter acesso administrativo á mesma página, assim as contas corporativas permitem iniciar o compartilhamento de informações e convidar e interagir com perfis de outras empresas e pessoas.

Google Meu Negócio

É importante não confundir a rede social Google Plus com o Card da Empresa no Google Meu Negócio, o Card está vinculado ao Google Maps e tem uma indexação diferente na Pesquisa, ambos são muito importantes!

Caso queira saber TUDO sobre a criação do seu Card no Google Meu Negócio, não deixe de conferir este artigo no Blog da Agência Boa Imagem. Lá você também vai descobrir como usar o Card publicar um Tour 360º dentro da sua empresa integrado ao Google Maps Street View.

Recursos do Google Plus:

  • Círculos – permite aos usuários organizar contatos em grupos, arrastar e soltar permite que os usuários sejam organizados em grupos de sua escolha.
  • Hangout On Air – são transmissões de vídeo via Youtube (com um máximo de 10 pessoas participando de um Hangout único em qualquer ponto do tempo). No entanto, qualquer pessoa na web pode potencialmente se juntar ao “Hangout” se possuir a URL original e assisti-lo.
  • Sparks – é um front-end para o Google Search, permitindo que usuário possa identificar tópicos que podem estar interessados ​​em compartilhar com os outros.
  • Instant Upload – Armazena fotos ou vídeos em um álbum privado para compartilhar mais tarde.
  • Fotos – Reúne álbuns de fotos do usuário e oferece várias ferramentas de edição e retoques, integrado ao Google Fotos, Google Drive e Picasa.
  • Hangouts – Aplicativo para Android e iOS, que permite o envio de mensagens, realiza chamadas gratuitas e vídeo-chamadas com até 10 pessoas.
  • Eventos – é um recurso que reúne todos os eventos de seus círculos, como festas de aniversários e outros e que é sincronizado com o Google Agenda.
  • Comunidades – um recurso que o Google reviveu do Orkut tendo funções semelhantes e ainda podendo iniciar discussões, publicar no Stream, compartilhar para seus Circulos, planejar eventos, tudo de forma rápida e fácil.

Siga essas 6 Dicas importantes para aprimorar a presença da sua empresa no Google Plus:

1 – Publicar regularmente para sua página do Google+

Quanto mais você postar, os usuários mais provável você vai encontrar noGoogle+ ou quando o seu conteúdo é relevante para o seu Google procurar resultados.

2 – “Siga-nos no Google+”

Promova o seu perfil do Google+, em seu site, outra sociais mídia e canais em assinaturas de e-mail.

3 – Vincular sua página do Google+ para o seu site

Link seu site e sua Página do Google+ com a ferramenta emblema do Google+ para ajudar os usuários a encontrar a sua + Página.

4 – Autoria em busca

Link seu conteúdo na web para o seu perfil do Google+ e adicionar uma assinatura autoria a esse conteúdo quando aparece em Resultados de pesquisa do Google.

Clique aqui e Aprenda mais.

5 – Direct Connect

Criar um caminho direto do Google Search ao seu G+. Além disso, permitindo página Direct Connect. Aprender mais.

6 – Conectar Google+ e YouTube

Permita que o seu vídeo HOA para postar automaticamente para o seu Google+ página e canal no YouTube. Para conectar o seu perfil do Google+ ao seu YouTube conta, navegue até “Hangouts On Air” a partir do seu Página do Google+. Quando você iniciar uma verificação Hangout “Ativar Hangouts On Air” caixa. A primeira vez que você verifique a caixa, ele vai pedir-lhe para verificar a sua conta e ligar o seu perfil do Google+ ao seu Youtube conta.

Para descobrir como conectar sua página do Google+ sua conta do YouTube, clique aqui.

Nota: Depois de seu Hangout On Air está completo, ele irá aparecer automaticamente no seu canal do YouTube como um vídeo. Publique o seu vídeo do YouTube HOA publicamente na web, no Google+ e outros canais sociais para espalhar a palavra a todos os seus potenciais espectadores.

Gostou do artigo? Quais são as suas experiências com o G+?

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *